15 49.0138 8.38624 https://www.ingah.com.br arrow 0 none 1 Seu e-mail foi enviado Ocorreu um problema! Tente novamente Novo Quente! Promo cookie-true 600

– Mas você é mãe!

– Mas você é mãe!

Há pouco tempo, tive a oportunidade de assistir ao filme O quarto de Jack, inspirado no livro da escritora irlandesa Emma Donoghue. Fiquei impressionado com a capacidade de formular uma narrativa repleta de afeto e sensibilidade, ao mesmo tempo em que os protagonistas, mãe e filho, estão imersos em um contexto tão aterrador, de privação e abuso.

O enredo é repleto de diálogos formidáveis entre mãe e filho, porém, o que mais me marcou aconteceu após a mãe tentar se suicidar, por conta das pressões emocionais, familiares e sociais ao voltarem à vida comum em sociedade. Na cena onde ocorre o diálogo, mãe e filho estão no chão de um quarto, brincando com um brinquedo em silêncio, quando a mãe toma coragem para quebrar o gelo e confessar:

– Eu não sou uma boa mãe.
Ao que o menino lhe responde:
– Mas você é mãe!

A mãe solta uma risada embebida em lágrimas, abraça o filho e rola pelo tapete, reatando os laços.

É impressionante a força deste diálogo no contexto da narrativa, onde aquela mãe percebe o peso social imposto sobre a maternidade, mas é redimida pela frase do filho que, tão somente, vê nela sua amiga e protetora e para expressar isso transforma a palavra mãe num adjetivo final, que torna desnecessário o uso de qualquer outro adjetivo adicional. Mas você é mãe e isso basta. A mãe que você sabe ser, a mãe que você está aprendendo ser. Mãe possível pra você. Mãe suficiente para seus filhos.

Neste dia das mães, meu desejo e o da equipe Ingah é que cada mulher saiba que muito antes de qualquer exigência de performance social, ela deve ser a mãe que sabe ser aos seus filhos. A mãe que ela pode ser. Perfeita? Evidente que não. Completa? De maneira nenhuma. Mas, acima de tudo, suficiente. Acima de qualquer adjetivo, MÃE!

Parabéns pelo seu dia!

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

Compra pra mim!

E-mail Preview

Você gostaria de comprar este presente pra mim? :)

Comprar agora!

Opções

E-mail Settings

X
%d blogueiros gostam disto: