O café e uma das nossas unanimidades nacionais. Apesar das inúmeras possibilidades na hora do seu preparo, a maioria dos brasileiros ainda prefere o café coado, de rápido e fácil preparo, não demanda conhecimento de barista para ficar bom.
Mas, com alguns segredinhos, o bom pode ficar ainda melhor! Em primeiro lugar, escolha com carinho o pó que irá usar. Nem toda técnica do mundo consegue salvar um café ruim. Claro que nós indicamos o Café Ingah ou o Café Kaynã, com seus sabores e torras especiais.
Vamos à receita!
1 – Esquente a água. Ela não precisa chegar a ferver: o ponto ideal para desligar o fogo é no estágio das pequenas bolhas (90ºC a 92ºC). Se você puder usar mineral, melhor, mas água filtrada funciona perfeitamente; só não use água diretamente da torneira, por conta do excesso de cloro.
Ingredientes:
– 1 colher (sopa) rasa de pó de café (10 gramas)
– 100 ml de água quente
2 – Escalde o coador de pano ou de papel com a água quente (dica: se você deixou a água ferver, não se incomode: ela vai chegar à temperatura ideal enquanto você escalda o coador). Descarte a água usada.
3 – Coloque o pó de café no coador.
4- Comece a despejar a água quente no centro do coador e vá fazendo movimento circulares. Isso ajudará a mexer o pó de café e dispensa a necessidade de mexer com a colher. Deixe a água escoar completamente.
5 – O bom café não precisa de açúcar, mas caso sinta necessidade, adoce do seu gosto.
Por Ariane Faria Marcolino
0 Comentários