15 49.0138 8.38624 https://www.ingah.com.br arrow 0 none 1 Seu e-mail foi enviado Ocorreu um problema! Tente novamente Novo Quente! Promo cookie-true 600
0
  • Nenhum produto no carrinho.

Robô, Androide e Ciborgue – Fine Art

Robô, Androide e Ciborgue – Fine Art

Muito presentes em filmes e cada vez mais presentes em nossa vida cotidiana os robôs, androides e ciborgues tem diferenças entre si.

Um robô é um dispositivo eletromecânico capaz de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs tem se popularizado também devido a aplicações comerciais como limpadores de pisos e cortadores de gramas. Um robô é uma máquina com camadas de inteligência artificial para executar uma tarefa pré-determinada para a função que foi construído.
A palavra androide serve para designar qualquer ser que tenha a forma humana. Um androide é um robô de forma humanoide. Estes corpos robóticos estão cada vez mais avançados para refletir gestos que fazemos diariamente e conseguindo manter uma conversa como se fossem indivíduos de carne e osso.
Um ciborgue é um organismo dotado de partes orgânicas e cibernéticas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial. Um ciborgue é um ser humano com as peças do robô. Nesta interpretação podemos dizer que somos cada vez mais ciborgues a medida que incorporamos itens como óculos, próteses, implantes ou qualquer transformação do nosso corpo a partir das técnicas disponíveis.

No cinema

Ciborgue:

Star Wars
A transformação de Anakin não é imediata. Apenas no final do episódio 2, “Star Wars: A Guerra dos Clones”, o protagonista perde um dos braços para o Conde Dookan e precisa repor com um membro robótico. Contudo, sua cirurgia mais conhecida é quando sofre danos irreparáveis no corpo, depois da luta contra seu mestre Obi-Wan. Com a ajuda de Darth Sidious, ganha duas pernas e um braço cibernético, além do inconfundível sistema de auxílio para respiração, se transformando no lendário Darth Vader.

O Exterminador do Futuro
Invertendo a ideia do homem usar a tecnologia cibernética para melhorar sua condição física, T-800 não precisa disso, pois já é uma máquina. Ele é considerado um ciborgue por ter revestimento de tecidos vivos, ou seja, é inserido nele organismo vivo para disfarçar sua verdadeira forma.

Eu, Robô
Filme inspirado na obra de Isaac Asimov, “Eu, Robô” apresenta o detetive Del Spooner que, na sua missão de investigar um crime envolvendo a empresa US Robotics, tem um ás na manga para enfrentar seus inimigos. Diferente dos outros humanos, o braço esquerdo de Spooner e parte do pulmão foram substituídos por membros cibernéticos, dando grande força ao detetive.

Androide:

Star Wars
O C-3PO é um androide do mundo fictício de Star Wars. É um “droide de protocolo” (intérprete e relações-sociais) fluente em 6 milhões de meios de comunicação. Foi inspirado no robô de Metrópolis. Apesar de ser uma máquina, é visto como um amigo por aqueles a quem ele serve.

Alien – Prometheus
David é um androide que faz nossa bússola moral perder o norte, inútil tentar descobrir se ele é bom ou mal. Ele é gentil e tem boas maneiras, mas tende a fazer coisas más, principalmente por curiosidade científica. Em um momento do filme, ele envenena deliberadamente a champanhe de Holloway.

AI – Inteligencia Artificial
Ele é provavelmente o mais inocente, indefeso e triste androide que já vimos em nossas telas.
O robô-criança foi programado para amar incondicionalmente, mas ele é rejeitado, considerado um estorvo pela família que o adquiriu como um substituto para seu filho real. A cena em que o pequeno David é abandonado por sua mãe é uma das mais comoventes da história do cinema.

Blade Runner
Roy Batty é o androide líder altamente inteligente de um grupo renegado de androides de Nexus-6. Sua natureza é um misto de curiosidade infantil e vontade violenta, como ele demonstra claramente em suas interações com os pares e humanos. Um dos destaques do filme é a cena em que Roy encontra-se com seu “pai”, ele tem tantas perguntas e tanta raiva, tudo o que ele quer é respostas e, claro, a vida, ele tem sede de vida.

As cenas finais do filme são uma síntese fantástica das questões mais importantes da humanidade: a vida e a morte. Roy Batty salva Deckard, enquanto sua própria vida vai chegando ao fim. Antes de morrer, entretanto, ele se senta e profere, provavelmente, o mais belo monólogo da história do cinema, para então, fechar os olhos.

Robo:

Star Wars
O pequeno robô R2-D2 é um dos principais personagens da saga Star Wars. Ele é responsável por manutenção e navegação de astronaves. Fala uma “linguagem” incompreensível, de bipes e ruídos (e inspirou Kenny, de South Park).

WALL·E
WALL·E foi deixado no poluído planeta Terra, 700 anos atrás, no futuro, enquanto a população mundial se translada temporariamente para uma nave no espaço, a Axiom. Ele eventualmente se apaixona por uma robô de traço feminino, EVA, enviada pela Axiom para sondar as condições do planeta, seguindo-a pelo espaço quando esta retorna à nave.

 

 

 

Fine Art sobre o tema na Ingah

Lucas Pedro, membro da nossa equipe, tem publicado o livro de ficção cientifica infanto-juvenil “O Decreto de Ansar” com belíssimas ilustrações e disponível para download no site da Amazon: “Milhares de humanos levados da Terra para o planeta Elcon se revoltaram após anos de trabalho escravo. Prevendo uma rebelião, os Elconianos os exilaram no deserto. Ansar é um destes humanos que luta pela sobrevivência neste mundo pós-apocalíptico, enquanto procura respostas sobre suas origens e algum sentido em sua jornada.”

Além do “Decreto de Ansar”, se você, assim como eu, é fã de tecnologia e cinema vai adorar o trabalho feito pelo artista Campineiro OTS exclusivamente para a Ingah intitulado “Robô, Androide e Ciborgue”. Compramos a arte original e comercializamos os múltiplos, em outras palavras, obras Impressas em estúdio de impressão Fine Art, que tem uma tiragem limitada e são assinadas por seus criadores. Geralmente trabalhamos com o Tríptico. Tríptico são imagens, que dialogam visualmente ou conceitualmente entre si, ideais para composição de decoração e renovação de ambiente.

Na compra do Tríptico “Robô, Androide e Ciborgue” ganhe o ebook “O Decreto de Ansar”!

Obras que acompanharão sua família por gerações.

 

Vida longa e próspera!

por Rafael Augustus Marcolino

0 Comentários

Deixe uma resposta

Compra pra mim!

E-mail Preview

Você gostaria de comprar este presente pra mim? :)

Comprar agora!

Opções

E-mail Settings

X
%d blogueiros gostam disto: